O que é Escolta armada e qual a sua importância?

Entenda para que é

JBService

1/10/20242 min read

O transporte de cargas é uma das atividades que mais envolvem movimentação de valores pelo meio físico. Por isso, essa pode ser uma tarefa arriscada em muitas circunstâncias, especialmente para a empresa, que fica vulnerável a quaisquer ataques no trajeto. Por isso, é interessante considerar a possibilidade de contratar o serviço de escolta armada para aumentar a proteção.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações para ajudar você a entender a relevância desse serviço e como você pode escolher uma empresa de confiança para essa finalidade. Vamos lá?

O que é escolta armada de cargas?

A escolta armada de cargas é um método encontrado por profissionais da área de segurança para reforçar a proteção patrimonial de uma carga em curso. Essa é a uma atividade regulada pela Polícia Federal, especialmente por atos normativos da instituição.

Para isso, a empresa deve contratar uma prestadora de serviços especializada, que conte com agentes armados e treinados para essa finalidade. Esses profissionais farão o acompanhamento do veículo (ou dos veículos) durante todo o seu deslocamento para as etapas de carga e descarga.

A maioria das empresas adota como prática comum a disponibilização de uma viatura para cada veículo a ser escoltado. Na viatura vão pelo menos dois vigilantes armados, com recursos de monitoramento veicular via satélite e comunicação com a base de operações.

É claro que, dependendo do valor e da importância da carga, bem como da solicitação do cliente, a prestadora pode disponibilizar mais viaturas e pessoal. Vale salientar que, apesar de os profissionais serem treinados para defender ameaças, o principal objetivo desse serviço é uma atuação preventiva contra ações de roubo de carga.

Para que serve esse tipo de serviço?

A escolta armada de cargas pode ser utilizada para as mais diferentes naturezas de produtos. Mas, em geral, ela é contratada para aqueles trajetos e épocas do ano em que o transporte de um determinado item pode se tornar ainda mais perigoso.

A maior parte desses serviços é empregada para produtos de alto valor ou relevância, como:

  • transporte de valores (títulos, cheques e dinheiro);

  • equipamentos de informática;

  • medicamentos;

  • obras de arte;

  • cigarros;

  • celulares;

  • produtos frigoríficos.

A necessidade vai ser identificada pela própria empresa que, junto à prestadora, definirá o tipo de escolta necessária.